O Segredo da Felicidade: Amizades ou Dinheiro?

Compartilhe. . .

Para quem quer ser feliz, o que é mais importante: as amizades ou dinheiro?

“O dinheiro é como uma luva. A amizade é como a mão. Um é útil, o outro é essencial.” (David Niven)



Livro: Amizade ou Dinheiro, o que traz felicidade?O livro de auto-ajuda “Os 100 Segredos das Pessoas Felizes”, escrito por David Niven (Ph.D. e professor da Florida Atlantic University), tem características paradoxais. Apesar de seu título claramente apelativo e de uma capa que sugere picaretagem pura, o conteúdo é dos melhores. A razão: cada um dos “100 Segredos” é embasado em resultados de pesquisas científicas. Eles listam posturas, procedimentos, truques e erros que aumentam ou diminuem comprovadamente as possibilidades e probabilidades de uma pessoa ser feliz. Dos livros desse gênero (auto-ajuda) com que tive contado, este é o que mais pode ser útil em termos objetivos.

Amigos ou Dinheiro?
O capítulo 42 trata exatamente do tema. Segundo descrito, os pesquisadores Murray e Peacock (1996) identificaram os fatores essenciais para uma vida feliz. Os componentes básicos são: o número de amigos, a proximidade dos amigos, a proximidade da família e as relações com os colegas e vizinhos. Juntos, esses fatores respondem por cerca de setenta por cento da felicidade pessoal. Nem riqueza nem fama entram na lisa de fatores essenciais.

Por percepção pessoal, sou propenso a concordar com as conclusões dos pesquisadores. Uma coisa sempre me chamou a atenção: experimente passear em um condomínio de luxo durante um domingo qualquer durante o horário do almoço; depois vá e circule por um bairro pobre ou humilde (não estou falando de miseráveis). A tristeza e a solidão estampadas nas ruas dos ricos condomínios saltarão aos olhos, enquanto nos lugares mais humildes você verá gente pelas calçadas, nos botecos, fazendo “churrasco na laje”, ouvindo música, etc.

E então? O que parece ser mais importante: amigos ou dinheiro?

Compartilhe. . .

0 comentários: