Uma Crítica ao Brasileiro? - Graça Aranha

Compartilhe. . .

Segundo Graça Aranha:

"O brasileiro, logo que enriquece um pouco, dá-se por satisfeito, julga-se muito rico, descansa, diverte-se. Aparece-lhe o espírito latino, que o domina e o limita. O americano prossegue sempre no caminho da riqueza. Nada lhe basta. Aspira a um poder fabuloso da riqueza. Tem o culto do ilimitado."

Talvez a manifestação se pareça com uma crítica ao brasileiro médio. Talvez, também, seja fora de época, pois Aranha a proferiu há quase um século. Mas, hoje, aquilo que no passado soou com o depreciativo do caráter nacional pode ser tomado como uma virtude. Além do que, o tal culto do ilimitado, fato inconteste no que se refere ao povo americano, se tem mostrado um grande e danoso vício de conduta.



Foto de Graça AranhaJosé Pereira da Graça Aranha foi diplomata brasileiro e escritor (autor de Canaã, Malazarte e A Estética da Vida, entre outros livros). Participou da organização da Semana de Arte Moderna de 1922 e é um imortal da Academia Brasileira de Letras. Em função dos cargos diplomáticos que exerceu, angariou vasto conhecimento das características dos povos europeus e americanos.

Compartilhe. . .

0 comentários: